1.    HISTÓRICO E DESCRIÇÃO DA INSTITUIÇÃO

Em maio de 1935, sob da iniciativa da Sra. Odylia Jambeiro Mendes que, sensibilizada pela real necessidade de atendimento às crianças carentes do Munícipio uma vez que na época não existia em nossa cidade nenhum local para tal, foi realizada em sua residência uma reunião com senhoras da sociedade local convidadas.  Nesta reunião foi discutida a fundação de uma associação que viesse a minorar, no que fosse possível, a pobreza infantil na cidade.

A Casa da Criança de Leme “ Cecília de Souza Queiroz”  foi então constituída em 11 de maio de 1935, inicialmente com o nome de “ Casa da Criança Pobre”, com a finalidade principal de distribuir roupas e agasalhos às crianças e ainda amparando-as com médicos e medicamentos dentro das posses da associação e depois, conforme o desenvolvimento desta ir-se ampliando os seus fins. Com o passar dos anos e, graças ao árduo e incansável trabalho das senhoras da sociedade lemense, a Casa passou a se chamar “ Casa da Criança de Leme”.

A partir de vinte e seis de dezembro de mil novecentos e oitenta e oito, como forma de homenagear sua presidente de honra, por muitos anos amiga e anjo da guarda das crianças aqui assistidas, numa cerimônia realizada em suas dependências,  a Entidade foi então rebatizada com o nome de Casa da Criança de Leme “ Cecília de Souza Queiroz”.

A Entidade  é uma associação beneficente, sem fins lucrativos que tem duração por tempo indeterminado,  com sede  à Rua Jorge Hilsdorf nº 47 no Bairro Bela Vista e foro  na cidade de Leme,  Estado de São Paulo.

Tem por finalidade prestar assistência material,espiritual e educacional para crianças com idade entre 6 (seis ) meses e 7 ( sete ) anos incompletos, durante o dia, em regime de semi-internato (creche) enquanto suas progenitoras trabalham fora de casa.

2.    ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

No desenvolvimento de suas atividades a Casa da Criança de Leme “ Cecília de Souza Queiroz” promove o bem de todos, sem qualquer tipo de preconceito e quaisquer outras formas de discriminação, prestando serviços de forma gratuita.  Essa proposta de trabalho é baseada nos princípios normativos estabelecidos pela Consituição Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Estatuto da Criança e do Adolescente e demais leis que regem a Educação Infantil no Brasil.

Todas as atividades realizadas são regidas por um Plano de Trabalho anual que, após ser redigido, discutido e analisado pela Equipe Pedagógica da Casa, é enviado para a Secretaria Municipal da Educação de Leme para apreciação e aprovação do mesmo.

Faz parte deste Plano de Trabalho atividades complementares que são realizadas por meio de aulas com nossas Educadoras utilizando-se dos projetos nele contidos, buscando-se sempre trabalhar em conjunto com a Direção e Coordenação da EMEB “Cecília de Souza Queiroz”, localizada anexo ao nosso prédio.

As famílias das crianças assistidas são também contempladas com a nossa orientação no que tange ao bem estar da criança. Ações sociais são oferecidas à essas famílias através de cursos na área de higiene pessoal, bucal e no processamento de alimentos;  palestras relacionadas à convivência escola/família, conscientização de deveres e direitos com relação às crianças e também palestras motivacionais (estas incluindo também os colaboradores da Casa e a população no geral) e também realizamos a distribuição de mantimentos, roupas e sapatos para as mais carentes.

Realizamos um trabalho beneficente, gratuito, em prol da comunidade lemense, procurando assistir da forma mais adequada possível os filhos para que os pais tenham onde deixar os mesmos, em período integral, enquanto realizam seu  trabalho durante todo o dia.

Levando-se em consideração  o número de crianças atendidas  (de 170 a 200) abrangemos com essas ações o mesmo número de famílias, além de inúmeros colaboradores e voluntários.